Especiais

Professores decidem pelo fim da greve

Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

Nessa última sexta-feira, 14, os Professores da Universidade Federal do Tocantins - UFT deliberaram pelo fim da greve. Por meio de assembleia os servidores decidiram o retorno das aulas para o próximo dia 24. O Comando Nacional da Greve também decide pelo fim da greve nacional.

De acordo com o Comando de Greve da UFT, a assembleia dessa sexta-feira seria apenas para avaliação da greve, não cabendo votação sobre o fim da mesma, porém, depois de intensos debates sobre o termo “avaliação”, os professores decidiram por votar pelo fim da greve. Foram 36 votos a favor do término, 12 contra e 1 abstenção. Mas, segundo a SESDUFT – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins, somente na quarta – feira, 19, uma nova assembleia docente deve confirmar a decisão de encerrar a greve da categoria, além de discussão sobre a retomada das aulas, tendo como previsão dia 24 desse mês, setembro, e estratégias para a continuação da luta fora do movimento grevista.

O Diretório Central dos Estudantes - DCE parabenizou as centrais sindicais, os sindicatos e alunos por fazerem desta greve uma das maiores mobilizações em defesa da educação. E apresentou a análise que a continuidade da greve nesse momento enfraquecerá o movimento, tendo em vista que diversas universidades já estão retomando suas atividades acadêmicas por compreender que algumas pautas de reajuste salarial e plano de carreira não serão mais alcançadas nesse ano.

Calendário - Depois do acordo do fim da greve, foi deliberado também por 27 votos a 08, que haverá uma assembleia em todos os campi para apresentação de propostas para o calendário acadêmico, que serão avaliadas na assembleia geral no campus de Palmas, dia 19 desse mês, setembro. Onde será discutido também a possibilidade de cancelamento do calendário acadêmico, assim como qualquer outra proposta apresentada. Porém, segundo o DCE- UFT, o cancelamento do calendário já é taxada como reprovada, já que a maioria dos professores apoiam a posição dos alunos sobre o não cancelamento.

Nacional- O Comando Nacional de Greve/ANDES – SN, decidiu hoje, 16, após avaliação do quadro das assembléias gerais, pela suspensão unificada da greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino no período entre 17 e 21 de setembro. Assim, fica decidido o encerramento das atividades do comando de greve. “Seguimos fortes na defesa da reestruturação da carreira e na luta pela valorização e melhoria das condições de trabalho”, conclui o Comando Nacional de Greve.

Leia sobre: DCE/UFTGreveProfessoresUFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS