Especiais

Intercom 2012 conta com participação tocantinense

 
Professores e alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo apresentarão pesquisas durante a 35ª edição do congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), mais importante evento científico nacional da área, que será realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de setembro de 2012.

Entre os trabalhos que serão apresentados no Intercom, está o resultado da pesquisa "Representações de Palmas no Jornalismo de Turismo e no audiovisual", atualmente em desenvolvimento na UFT, com o professor Sérgio Ricardo Soares e o aluno Anderson de Souza. O trabalho levará para discussão nacional questões sobre a presença da capital tocantinense na mídia e sua relação comunicativa com os visitantes e os moradores.

O professor Sergio explica que, a pesquisa está em fase de conclusão e os primeiros resultados mostram as contradições existentes entre a imagem passada de forma oficial, pela mídia e a vivida diariamente por seus moradores. “Por um lado a mídia evidencia a beleza urbanística e da natureza, assim como o multiculturalismo, deixando de lado a realidade das periferias. O cinema local tem ajudado a mostrar esse outro lado, menos turístico e menos conhecido da capital”, lembra ele.

Outra pesquisa que terá apresentação no Intercom será “As novas visibilidades no telejornalismo”, da professora Edna Melo, que trata das mudanças que vem ocorrendo no telejornalismo, como a mudança de linguagens, influenciadas pelas constantes inovações tecnológicas promovidas com o advento da internet e das novas mídias. Segunda a professora, ela vem pesquisando o tema a cerca de dois anos, tendo inclusive escrito um capitulo de livro que pretende lançar ao final dos estudos.

Para Melo, é muito importante a participação da Universidade no Intercom, uma vez que representa o amadurecimento e fortalecimento do curso de Comunicação Social da UFT, ocupando lugar de destaque no cenário nacional.

Expocom - Durante o Intercom também ocorre à exposição de pesquisa experimental em comunicação (Expocom), onde a UFT terá dois representantes, que foram os vencedores da etapa regional (Intercom norte), realizada em maio deste ano, no câmpus de Palmas. Eles irão concorrer na etapa nacional em Fortaleza (CE).

O aluno Helton Gonzaga, da categoria projetos experimentais, apresentará o projeto piloto de um jornal desenvolvido para rádios comunitárias. Segundo ele, o projeto vem sendo implantado em uma rádio na região das Arnos em Palmas, abordando junto à comunidade e seus líderes, os principais problemas do bairro como saúde, educação e segurança.

O outro trabalho é do aluno Elvio Marques, "Com Terra e pela terra", na categoria jornalismo interpretativo, uma reportagem que traz a situação da Reforma Agrária brasileira, realizada no assentamento Renascer, em Figueiropólis (TO). Marques explica que a reportagem aborda as dificuldades que as famílias enfrentam para conseguir as terras e como vivem após conseguirem, sem nenhum auxilio do governo, esquecidas em situações muitas vezes desumanas. “É encantador e emocionante poder levar isso para o Intercom nacional, já que estamos falando do maior evento de comunicação do Brasil” comenta ele. ( Com informações da UFT)
 

 

Leia sobre: EducaçãoIntercom 2012UFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS