Ensino a Distância

Governo do Estado lança projeto “Qualificando o Tocantins”

 
O Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, lançou nesta quinta–feira,16, no auditório da UNITINS - Fundação Universidade do Tocantins o projeto “ Qualificando o Tocantins”, que tem o objetivo de ofertar cursos de capacitação de curta e média duração, para atender as demandas dos 139 municípios, na modalidade de Educação a Distância, visando à contínua melhoria da qualidade profissional.

Segundo o secretário da Ciência e Tecnologia Borges da Silveira, o projeto vai iniciar em setembro para 31 municípios do Estado. Serão ofertados dois cursos: Rotinas Administrativas e Informática, voltados para servidores públicos municipais, estaduais e a população em geral. Ele destacou o pioneirismo do Tocantins na área de Educação a Distância e que esta modalidade veio revolucionar o ensino no Brasil. “Com este projeto nós queremos dá aos nossos jovens condições de atender a demanda de profissionais capacitados que vem surgindo no mercado”, afirma.

Borges disse que a Secretaria já esta buscando recursos junto ao governo federal para ampliar o Projeto, implantando polos de Educação a Distância em todos os municípios do Tocantins, para ofertar cursos de acordo com a necessidade de cada região. Cada polo será equipado com TV 42”, carteiras, computadores e internet de alta velocidade. O conteúdo das aulas será produzido em parceria com a UNITINS e a SEDUC.

Seminário
O projeto foi lançado durante a abertura do I Seminário de Educação a Distância, que está sendo realizado pela Secretaria durante toda esta quinta-feira e contou a presença do vice- Governador João Oliveira, o reitor da UNITINS Joaber Macedo, reitor da UFT – Universidade Federal do Tocantins Márcio da Silveira, representantes da Secretária Estadual da Educação e do Conselho Estadual da Educação.

O Seminário é para discutir as experiências em Educação a Distância, desenvolvidas pelas instituições de ensino do Estado e debater sobre a legislação, normas, documentos e trabalhos relevantes e significativos para se compreender e implementar essa modalidade.

O coordenador do programa e -Tec Brasil e do Pró-funcionário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura, Fernando Amorim, ministrou palestra sobre, “Uma política de Inclusão pela Educação Profissional a Distância”. Ele disse que apesar de pouco tempo de implantada a Educação Profissional a Distância já evoluiu muito, “ Com a criação da Rede e-Tec Brasil nós hoje já temos mais 75 mil alunos matriculados em cursos técnicos a Distância em todo país”, afirmou. No Tocantins hoje são ofertados 10 cursos a Distância pelo IFTO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em parceira com a SECT. Segundo Fernando Amorim, nos próximos dias será firmado um convênio para que a Secretaria da Ciência e Tecnologia também possa ofertar cursos.

Já o assessor Técnico da Diretoria de Educação a Distância da CAPES – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Manoel Brod Siqueira, fez uma explanação sobre, “As Políticas Públicas de EaD no âmbito da CAPES”, “ A CAPES tem investido em políticas de monitoramento dos polos, das Instituições ofertantes de cursos. Para os alunos um ensino com a qualidade e eficiência da modalidade presencial”. Explica Manuel Brod. ( Com informações de Jodevaldo Pereira)

 

Leia sobre: CapacitaçãoEADEducaçãoSecet-TO
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS