Especiais

Tocantins tem escolas entre as melhores do Norte e Nordeste

 
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 apontam um crescimento em todos os níveis de ensino no Brasil. No Tocantins os números superaram as metas projetadas pelo MEC colocando o Estado em destaque entre as unidades da federação das regiões Norte e Nordeste. As escolas da rede estadual alcançaram o 1º lugar nas séries iniciais do ensino fundamental; 1º lugar no ensino médio e 2º nas séries finais do ensino fundamental. Os dados oficias foram disponibilizados para consulta nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

O calculo é feito a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2011 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2011. A projeção é que o país alcance a média 6,0 até 2021. A nota refere-se à nota média obtida pelos países desenvolvidos, membros da Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (Ocde) nas avaliações internacionais.

Este ano participaram da avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: 40.382 escolas; 5.227 municípios; e 27 unidades da Federação. Nos anos iniciais do ensino fundamental foram: 30.842 escolas; 5.357 municípios e 27 estados.

Tocantins
Na avaliação dos alunos do ensino médio, o Estado apresentou um crescimento de 3,3 em 2009 para 3,5 em 2011. Em 2009 o Tocantins era o 12º colocado no ranking nacional subindo para a 6ª colocação em 2011 e assumindo o 1º lugar da região Norte. Com a nota obtida o Estado superou a meta prevista para 2013, que era de 3,4.

O avanço registrado nas séries iniciais do ensino fundamental foi de 4,5 para 4,9, ficando em 10º lugar na classificação geral, duas posições à frente que em 2009 e em 1º lugar entre os estados do Norte. A nota deste ano superou a projeção para 2013 fixada em 4,7. Se acrescidos os resultados das escolas municipais a média da rede pública tocantinense fica em 4,8, ocupando, assim, a 11ª posição.

Nas séries finais do ensino fundamental, as escolas estaduais mantiveram o mesmo Ideb alcançado em 2009: 3,9. Na posição nacional as escolas do Tocantins permaneceram no 8º lugar e em 2º na região Norte. Ainda assim a meta para 2011 foi superada. Considerando também os resultados das escolas municipais nesse nível de ensino o Ideb passa para 4,0 e o Estado sobe para a 7ª posição.

Municípios em destaque
Entre as escolas que se destacaram estão unidades estaduais do município de Alvorada, que atingiram o 1º lugar entre as redes estadual e municipal com Ideb 6,0. Em seguida estão as unidades estaduais de Gurupi, com 5,9 e em 3º, empatadas, ficaram as escolas municipais de Luzinópolis e Palmas com 5,8.

Nas séries finais os destaques ficaram para as redes municipais de Palmas, com Ideb 5,0; e Aliança do Tocantins, com 4,9. As escolas da rede estadual de Alvorada e Cristalândia ficaram na terceira posição com 4,8.

O superintendente de Informação e Tecnologia da Seduc, Joneidson Marinho Lustosa, enfatiza que dentre os estados que obtiveram os melhores índices do Ideb o Tocantins é o que possui o menor Produto Interno Bruto (PIB). “A tendência é que os baixos indicadores sociais influenciem negativamente nos resultados dessas avaliações. Ainda assim as escolas Tocantinenses superaram todas as metas projetadas. Os primeiros meses da atual gestão foram imprescindíveis para que ultrapassássemos as médias previstas. A implantação do Sistema de Avaliação do Estado (Salto), os Guias de Aprendizagens, o Premio de Valorização da Educação Pública, os investimentos em tecnologias da educação, as formações continuadas disponibilizadas durante as Flits e o empenho dos professores foram preponderantes para o sucesso alcançado pelo Estado”, concluiu. ( Com informações da Seduc-TO)
 

 

Leia sobre: EducaçãoIdeb 2011MECSeduc-TO
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS