Vestibular

Provas do vestibular da UFT acontecem neste final de semana

Da Redação Vitrine

A Universidade Federal do Tocantins - UFT irá realizar neste sábado, 02, e domingo, 03, as provas do Vestibular 2012.2. São mais de 13.500 candidatos inscritos concorrendo a 1.575 vagas. As provas e vagas serão distribuidas pelos Câmpus de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (COPESE) da UFT, no sábado (02) será realizada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo. Para este Vestibular, na modalidade universal a concorrência geral é de 12,21 para cada uma das 1.101 vagas disponibilizadas pela Universidade. E no domingo, 03, será realizado prova para todos os outros cursos. De acordo com o edital, pela manhã serão realizadas às avaliações de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Redação e Matemática. No período da tarde acontecerão os testes de Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Concorrência - O curso de Medicina é o que registra maior concorrência, com 146,14 candidatos disputando cada uma das 28 vagas disponibilizadas. Em seguida vem Direito com 47,25 candidatos/vaga; Engenharia Civil com 43,86 candidatos/vaga; Enfermagem com 34,21 candidatos por vaga, e Engenharia Ambiental com 18,21 candidatos/vaga.

Na concorrência pela cota indígena, Medicina também é o curso mais procurado, com 11 candidatos por vaga (são duas vagas pela cota). O curso de Direito vem em segundo, com 5.5 candidatos por vaga; Enfermagem, com 02 candidatos por vaga; Pedagogia um candidato por vaga e Engenharia Ambiental registra também com um candidato por vaga. A UFT reserva 5% do total de vagas para a cota indígena.

Enem - Com relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (SiSU/ENEM), A UFT reserva 25% das vagas oferecidas em cada curso, especificamente, aos candidatos que se submeterem às provas do SiSu/ENEM, com exceção do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A UFT divulgou algumas orientações sobre a realização das provas:

- O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início delas.

- O candidato deve estar munido apenas de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, de seu Documento de Identidade (original) que bem o identifique.

- Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, borracha e/ou caneta fabricada em material não-transparente durante a realização das provas.

- Os portões dos prédios onde se realizarão as provas serão fechados, impreterivelmente, dez minutos antes do início das provas. O candidato que chegar após o fechamento dos portões terá vedada sua entrada no prédio e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

- As provas de Redação e Matemática serão realizadas pela manhã. A medida atende à nomenclatura do Enem.

- Pela manhã, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Redação e Matemática. À tarde, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

- O candidato que lê atentamente o edital tem muitas vantagens. Afinal, o documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora, no caso a UFT, quanto dos participantes.

Fonte: UFT

Leia sobre: EducaçãoUFTVestibular
TWITTER