Especiais

Promotoria de Justiça de Colinas anuncia decisão sobre a Fiesc

Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

Na tarde desta quinta-feira, 22, foi pronunciada decisão pelo Promotor de Justiça de Colinas - Tocantins, Guilherme Goseling Araujo, em relação as irregulariedades com a Fiesc - Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. A Uniesp - União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo é atual responsável  pela Fiesc.

Guilherme Goseling, promotor, enviou ao Ministério Público documento de decisão as atuais irregularidades da Uniesp em relação à Fiesc. Entre as decisões estão, a conclusão do procedimento para instauração do inquérito, prestação de esclarecimento aos órgãos do ministério público Federal e policia federal, além de esclarecimento ao município de Colinas para que tome ciência formal dos fatos.

Entre as irregularidades estão: valor da mensalidade para os alunos antigos reajustada em desacordo com o firmado no contrato administrativo de compra e venda, mudança no horário das aulas, prejudicando os alunos que vem de outras cidades, irregularidade no FIES, funcionamento do curso de Enfermagem sem qualquer estrutura para tanto. Além de: vestibular realizado sem edital publicado, número de alunos matriculados acima do autorizado pelo MEC ou CEE e entre outros problemas levantados pelo Promotor Guilherme.

Após esta decisão, a Uniesp deverá apresentar os documentos e esclarecimentos exigidos pelo Promotor.

Mobilização:
Os estudantes da Fiesc realizaram no último dia ,08, uma manifestação contra a venda da instituição para o grupo Uniesp, além do aumento das mensalidades. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Fiesc havia enviado no dia 06, um ofício para a direção da universidade solicitando a suspensão do contrato de venda da instituição para a Uniesp. No documento, o DCE alega que a Uniesp não tem condições de administrar a Fiesc devido a várias pendências junto ao MEC. Sem respostas os alunos da Faculdade de Colinas realizaram uma carreata nas principais avenidas da cidade em protesto contra as supostas irregularidades no contrato de compra e venda da instituição e o aumento de mais de 100% das mensalidades.

Uniesp:
No último dia 18, o Presidente da UNIESP divulgou nota por meio do site da Instituição sobre as acusações em relação a instituição de cobrar o valor três vezes maior para o aluno FIES do que ao aluno regular. “Os valores das mensalidades praticadas pelo grupo UNIESP estão disponibilizados no site www.uniesp.edu.br e separados por unidade (em “Valores das Mensalidades”) em conformidade com a Portaria do MEC e de conhecimento público”, afirma o Presidente. Fernando complementa que o assédio sofrido pela UNIESP, por grandes grupos especulativos, nacionais e de capital estrangeiro, na aquisição do Grupo Educacional, é nítido devido o seu rápido crescimento em apenas 13 anos de existência.

FIESC à UNIESP
A Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas antes mantenedora da Fecolinas - Fundação municipal de Colinas passou a pertencer ao Grupo UNIESP a partir do dia 14 de novembro quando houve contrato entre as universidades. A venda da Instituição custou a Uniesp o valor de R$ 2.370.156,00 pela alienação dos bens materiais da FIESC, que são os cursos superiores de Direito, História, Geografia, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Psicologia e Logística.

A decisão do Promotor de Justiça de Colinas, Guilherme Goseling Araujo, enviada pelo Ministério Público ao Vitrine pode ser conferida aqui.

 

Leia sobre: Colinas-TOEducaçãoFiescTocantinsUniesp
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS