Saúde

Secretaria de Saúde de Palmas adquire testes rápidos de Dengue

O secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, anunciou a aquisição de 25 mil kits de testes rápidos para diagnóstico da dengue. Segundo o secretário, o novo exame será importante ferramenta para o tratamento, a resolutividade das ações e o combate à doença em Palmas. O anúncio foi feito durante reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, nesta terça-feira,13, na Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA).

Samuel Bonilha informou que um lote de cinco mil testes rápidos acabou de chegar e está sendo armazenado no Centro de Logística da Semus. “Vamos capacitar nossos profissionais que vão aplicar os testes para disponibilizarmos para uso, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Norte e Sul, após o treinamento”, explica o secretário.

Critérios
Segundo a enfermeira Renata Peres Chaves, responsável pela Área Técnica da Dengue, a utilização do teste rápido exige a apresentação de febre, acompanhada de pelo menos dois sintomas da dengue. “Com esses sinais persistentes durante três dias, o exame pode ser feito e em cerca de 15 minutos o resultado é conhecido”, explica a enfermeira.

Nortear ações
Durante a reunião do Comitê da Dengue, Samuel Bonilha ressaltou que, assim que o teste rápido começar a funcionar, o trabalho de combate a dengue terá maior resolutividade. “Quando notificamos um caso da doença, uma série de ações são desencadeadas, como bloqueio químico e acompanhamento, por exemplo, exigindo uma grande estrutura e altos gastos e no entanto, cerca de 50% dos casos notificados não são confirmados”, afirma o secretário.
Bonilha explica ainda que, ao aplicar o teste rápido e o caso for descartado para dengue, o médico pode melhor investigar os sintomas para diagnóstico de outras doenças.

Parceiros
Compõem o Comitê Municipal os seguintes parceiros: Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE), Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Serviço Social da Indústria (Sesi), Associação de Comércio e Indústria (ACIPA), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Guarda Metropolitana, Conselho Municipal de Saúde (CMS), ULBRA, entre outros. ( Com informações da Ascop Palmas-TO)

Leia sobre: DenguePalmas-TOSaúde
TWITTER