Notícias
Governo federal não deve abrir novos concursos públicos em 2012 13/02/12 17h41

 

Em um momento de incertezas em relação à crise econômica internacional a ordem do governo federal é economizar. Impulsionado pela instabilidade financeira, o Palácio do Planalto deve manter a carteira fechada também para a criação de vagas no funcionalismo público.

Segundo a secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim, só há garantia para as 4.329 nomeações previstas na Lei Orçamentária Anual. Mesmo sem ter definido o ajuste fiscal de 2012, a política de restrição de gastos se mantém, assim como ocorreu no ano passado com o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento, principalmente para a realização de concursos públicos. “A diretriz que nós temos é para conter gastos, conter o crescimento da folha”, disse em entrevista à Agência Brasil.

“Estamos esperando a discussão na Casa Civil para ver o tamanho do contingenciamento. Os [concursos] autorizados nós garantimos que entram [na lista de 2012]. Mas este ano vai ser duro como no ano passado. A situação econômica mundial não mudou, continuamos em um cenário de crise internacional, continuamos tendo que ser muito prudentes nesse planejamento”, explicou.

As vagas autorizadas são principalmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Integração, da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a Polícia Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O impacto fiscal desses novos postos no funcionalismo público chega a R$ 198,4 milhões.

Mesmo com a política de contenção de gastos, a secretária incentivou os concurseiros a continuar os estudos. “A administração pública não para. Os servidores continuam se aposentando. Temos que trabalhar a gestão do Orçamento, mas é lógico que a administração vai continuar precisando de pessoas, porém tem que ter visão de longo prazo.”

Fonte: Agência do Brasil e  Portal Veneza.

Comentários (0):

  • Nenhum comentário publicado. Seja o primeiro, envie o seu comentário.

Envie seu comentário
  • Aviso:
    É preciso estar autenticado para comentar
    (digite o seu e-mail e senha no topo da página)
  • Comentário: *
  •  
Não serão publicados os comentários que:
  • não tiverem relação com a matéria;
  • ferirem a legislação vigente no País;
  • contenham insultos, acusações, agressões, ofensas e baixarias e denúncias em relação aos personagens da matéria ou a outros comentaristas;
  • estejam repetidos na mesma ou em matérias diferentes;
  • reproduzam notícias de outros veículos de comunicação;
  • contenham informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza pessoal do comentarista ou de terceiros;
  • contenham links;
  • contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.