Saúde

Tocantins prioriza qualificação de profissionais e serviços de saúde

Buscando a qualificação dos profissionais de saúde do Tocantins, o Governo Estadual, em parceria com o Governo Federal, investiram em 2011, mais de R$ 2 milhões de reais em qualificação profissional.

Cerca de 2.500 profissionais no âmbito do SUS receberam aprimoramento pela Setsus - Superintendência da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, que possui integrada à sua estrutura organizacional, a Etsus – Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes e DGES – Diretoria de Gestão da Educação em Saúde.

Desde a sua criação, em 2002, a Etsus tem atuado com a missão de promover a gestão dos processos educacionais e de pesquisa, voltados para o desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da saúde no Tocantins, além de promover a formação de recursos humanos e desenvolver competências que atendam às demandas dos serviços de saúde e do mercado de trabalho.

Atualmente, a Escola é vinculada à Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, além de fazer parte de uma rede de escolas técnicas do SUS. A Escola, ainda se destaca como órgão formador da educação profissional em saúde no Estado através de atividades formativas descentralizadas, oferecendo oportunidades de qualificação para cidadãos que residem em diferentes regiões.

No ano passado, a Etsus e a DGES realizaram quase 90 processos educacionais em saúde. Foram 311 facilitadores, capacitando e certificando 2.460 servidores em todo o Tocantins. Neste mesmo ano realizou a formatura de cinco turmas de cursos técnicos em Radiologia, Hemoterapia e Vigilância em Saúde e curso de Auxiliar em Saúde Bucal, ambos distribuídos nas regiões de Palmas e Gurupi.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde Raimundo Pires, é prioridade do Governo a qualificação dos serviços de saúde, para que os cidadãos tocantinenses sejam bem atendidos. Segundo o secretário isso reflete em investimentos. “Vamos investir na formação e qualificação dos profissionais que atuam nas diferentes áreas da saúde Pública e, conseqüentemente em melhoria dos serviços de saúde oferecidos em toda a rede”, enfatiza. Pires acrescentou que a “Sesau, por meio da Setsus, continuará trabalhando para que os servidores sejam cada vez mais qualificados”, afirma.

Cooperação
É importante destacar que, no intuito de fortalecer e qualificar ainda mais a formação dos usuários, a Escola Técnica do SUS possui termos de cooperação com a Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ e também com a UFT - Universidade Federal do Tocantins para os cursos de especialização em Saúde Pública. São 22 concluintes, além dos cerca de 40 servidores cursando Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Comunidades e Curso de especialização de Urgência e Emergência para Enfermeiros. A Escola ainda mantém cooperação técnica com instituições de ensino para a realização de estágios nas unidades de saúde da Sesau e, por meio da DGES, regula e monitora os estudantes durante os estágios realizados.

Inovação
Em novembro do ano passado, o Governo inovou com a implantação e implementação do CREPES - Comitê de Regulação de Processos Educacionais em Saúde, sendo o Tocantins o primeiro Estado da Federação a implantar essa Comissão.

Segundo a gestora em saúde Márcia Valéria Ribeiro de Queiroz Santana, responsável pelo Núcleo de Planejamento e avaliação da Etsus, o objetivo do CREPES é qualificar os processos educacionais em saúde, apoiando os autores no sentido de elaborarem propostas educacionais que reflitam em mudanças nos indicadores de saúde.

“O Comitê é uma instância colegiada, multidisciplinar e multiprofissional, de caráter consultivo e deliberativo. É responsável pela análise e deliberação dos Processos Educacionais em Saúde que dependam de pagamento de hora-aula e/ou certificação relativa aos programas de formação e capacitação, realizados no âmbito da Sesau”, esclarece.

Projetos
Para 2012, já têm previstos mais de R$ 14 milhões em recursos para investir na capacitação e qualificação dos serviços de saúde através da Setsus. Até 2015, a Etsus e DGES já têm definidas diversas ações destinadas à qualificação profissional, como a Formação Permanente dos Profissionais do SUS, por meio de seis cursos técnicos. Mais de 40 capacitações de gerentes e executores de ações no SUS, com a realização de 107 cursos para trabalhadores de nível médio do SUS e promoção de 1 Curso de Pós-graduação stricto sensu. Ainda de acordo a programação, está prevista a realização de sete cursos de Pós-graduação Lato sensu em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde.

O Secretário da Saúde lembra que “a Etsus e DGES são, sem dúvida, componentes decisivos para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente, fortalecendo e aumentando a qualidade das respostas do setor da Saúde às demandas da população”, afirma.


Confira alguns dos cursos que serão oferecidos em 2012

 Cursos Introdutórios do SUS
 Clima Organizacional
 Redação Oficial
 Sistemas de Informação
 Elaboração de Processos Licitatórios
 Termos de Referência e Gestão de Contratos
 Gestão de Material e Patrimônio
 Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
 Aperfeiçoamento em Processos Educacionais em Saúde
 Processo de Interação Ensino-Serviço
 Pesquisa Estratégica para o SUS
 Saúde Mental
 Câncer
 Saúde Bucal
 Saúde Sexual e Reprodutiva
 Saúde do idoso
 Hipertensão e Diabetes
 Redução da Mortalidade


Fonte: Ascom/ Sesau-TO

TWITTER