Cultura

Recital é promovido por alunos da UnB/UAB

Por Wanderson Carneiro

Clássicos da música nacional e mundial foram executados por alunos do curso de música da UnB – Universidade de Brasília que estudam a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, no polo de Porto Nacional, a 50 km de Palmas.
  


O recital faz parte da grade curricular do curso de música que tem 26 alunos. Ábner Jorge da Silva é um deles, toca trombone há 13 anos, mas, no recital o instrumento dele era outro. “Na faculdade aqui eu toco violão. A gente tem que escolher um instrumento harmônico e, eu escolhi o violão” comentou o acadêmico que está no 3º ano do curso. O teclado foi outro instrumento utilizado pelos estudantes durante as apresentações.

As apresentações foram gravadas em vídeo e serão enviadas à Brasília para que os professores façam a avaliação dos alunos. “Durante todo ano foram realizadas diversas atividades com instrumentos musicais e o recital é muito importante por que é o fechamento das atividades do ano” explicou a coordenadora do polo de Educação a Distância de Porto Nacional, Ana Lídia dos Santos Vilela.

A cantora Ivonete Alves e, acadêmica do curso de música falou sobre a importância da universidade como ferramenta de transformação social. “A comunidade é quem ganha com esses alunos, daqui um ano nós vamos estar formados e trabalhando em prol da comunidade e em prol da educação do nosso estado” destacou.

As apresentações foram acompanhadas pelo secretário Executivo da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Mário Bezerra Guimarães. Ele lembrou que o recital além da avaliação dos estudantes também marcava a entrega oficial dos instrumentos musicais ao polo de Porto Nacional.

Mário Bezerra parabenizou os estudantes e enumerou as principais ações realizadas em 2011 pelo titular da pasta, Borges da Silveira, como, a Fundação de Amparo à Pesquisa e o projeto de implantação de tele salas nos 139 municípios do estado para oferecer cursos de capacitação aos tocantinenses. “Nós estamos aqui para dizer que o governo do estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia está disposta a colaborar com a educação profissional e com o polo de Educação a Distância de Porto Nacional” finalizou Mário Bezerra.

O recital durou cerca de duas horas e meia e foi realizado na tarde de sábado na sede do polo de Educação a Distância de Porto Nacional.

Fonte: Secet-TO

TWITTER