Nacional

Pílulas da Inteligência e o seu uso pelos estudantes

Da Redação Vitrine
Por Elvio Marques

As famosas “pílulas da inteligência” vem sendo usadas por muitos estudantes (sadios) para ajudar em vestibulares, concursos e provas escolares. A droga tem como efeito “turbinar o cérebro”. A qual aumenta o nível de concentração, melhora o funcionamento do cérebro e ajuda no desempenho em algumas linhas de raciocínio. Mas, o que vem preocupando especialistas e médicos é que algumas dessas drogas passaram a ser consumidas ilegalmente ou sem prescrição médica, em grande escala.

Em um estudo publicado, em 2009, no jornal científico Nature revelou que 25% dos universitários tomam ou tomaram algum tipo de remédio para tentar aumentar seu desempenho cognitivo. E uma nova geração de medicamentos, acendeu de vez o interesse pelas pílulas da inteligência – que cada vez mais médicos, executivos e até cientistas estão tomando.

Drogas:
A “droga do século XXI”, como ficou conhecida, foi identificada por volta de 1990, testado em gatos e posteriormente em humanos. Seu mecanismo de atuação ainda não foi identificado. Mas isso não impediu seu sucesso, suas vendas subiram de 25 milhões de dólares no ano de 1999 para 575 milhões em 2005.
As drogas ou as pílulas da inteligência mais conhecidas e utilizadas são: Ritalina, Adderall, modafinil, donepzil.
A revista “Superinteressante”, em 2009, divulgou algumas das principais pílulas, o seu uso original e os efeitos colaterais. Veja a lista:
ADDERALL (MIX DE ANFETAMINAS)
Uso original: tratar déficit de atenção (DDA).
Efeitos colaterais: problemas cardíacos, vício.

ANIRACETAM
Uso original: tratar Alzheimer.
Efeitos colaterais: ansiedade, insônia.

DONEPEZIL
Uso original: tratar Alzheimer.
Efeitos colaterais: náuseas, diarréia.

FLUOXETINA (PROZAC)
Uso original: tratar depressão.
Efeitos colaterais: ansiedade, suicídio.

METIFENIDATO (RITALIN)
Uso original: tratar DDA.
Efeitos colaterais: convulsões, psicose.

MODAFINIL
Uso original: tratar narcolepsia.
Efeitos colaterais: doenças de pele.

PIRACETAM
Uso original: tratar convulsões.
Efeitos colaterais: ansiedade, tremores.

SELEGILINA
Uso original: tratar Parkinson.
Efeitos colaterais: dor de cabeça, diarréia.

VASOPRESSINA
Uso original: tratar diabetes.
Efeitos colaterais: náuseas, coma.

Veja o que ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta sobre o uso da Modafinila.

Pesquisas mostram que aproximadamente 7% dos alunos universitários dos Estados Unidos, desde 2009, já consomem essas substâncias, e em alguns campi, o consumo atingiu 25% dos estudantes. Não há estudos que avaliem ao certo quanto melhor o cérebro funciona, quanto aumenta nosso QI, nem os efeitos dessas drogas sobre o cérebro -em formação- de crianças e adolescentes. Mas, o que preocupa é aumento do consumo da droga. Muitos cientistas pedem agora o aumento dos estudos.
Uma outra discussão é em relação ao “antidoping” ou antidoping cognitivo nos concursos públicos. Já que as pílulas de inteligência vem sendo usadas (em excesso) como “super-memória”. O uso pode ser, assim,  interpretada como injusta aos demais estudantes que não utilizaram a droga.

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS