Saúde

Menores de 5 anos receberão suplementação de Vitamina "A" em Palmas-Tocantins

A medida, que é orientada pelo Ministério da Saúde, será esclarecida pela nutricionista, Fernanda Vargas Martins – Responsável da Área Técnica Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira, dia 11, às 8h15, na Policlínica 108 – Sul.

De acordo com Fernanda, a aplicação, via oral, da Vitamina “A” visareduzir e erradicar a deficiência nutricional desse nutriente, cuja insuficiência traz sérios danos à saúde. “Um dos primeiros sinas da deficiência da vitamina “A” pode ser observado quando as crianças começam a ficar doentes com muita frequência e quando as doenças como diarreia se tornam mais graves, podendo levar a morte” - afirma a nutricionista, acrescentando que, outro indicador é a cegueira noturna, percebida quando a criança não enxerga em lugares com pouca luz.

Mulheres
Segundo o titular da Semus, Samuel Bonilha, a Vitamina “A” será também disponibilizada para mulheres no pós-parto, no Hospital Dona Regina e em toda a rede privada de hospitais de Palmas, onde sejam realizados partos. “ È importante que toda mulher tome a suplementação antes da alta hospitalar.” - informa o secretário.

Alimentos ricos em Vitamina “A”
Carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral ,vegetais folhosos verde-escuro (como espinafre, e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas, amarelas e laranjas (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi). “ Para o lactente, a melhor fonte de Vitamina “A” é o leite materno” - completa Fernanda.

O que são as vitaminas?
São compostos orgânicos encontrados nos alimentos, essenciais para o crescimento dos tecidos do corpo, bem como para a sua cura e bom funcionamento do organismo.

As Vitaminas engordam ?
Não. Elas não contêm calorias.

Como e feito a Suplementação de Vitamina “A” ?
A suplementação é feita por via oral e pode ser realizada em qualquer USF de Palmas. É necessário apresentar o cartão de vacina da criança. No caso de Pós-parto, a vitamina é administrada na maternidade.

Fonte: Ascom/Prefeitura

TWITTER