Brasil

Comércio Justo e Solidário é discutido em São Luís-Maranhão

Tem início nesta quarta-feira (27), a primeira edição do Seminário Estadual de Comercialização Solidária, evento que vai discutir e apresentar o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS), criado pelo decreto nº7.358, de 17 de novembro de 2010, uma das últimas ações do mandato do presidente Lula. O secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, vai participar dos trabalhos durante toda a manhã de quarta-feira.

O SCJS é um sistema ordenado de parâmetros que visam promover relações comerciais mais justas e solidárias, articulando e integrando os Empreendimentos Econômicos Solidários e seus parceiros colaboradores em todo o território brasileiro.

Dentre as vantagens da adesão dos Grupos Econômicos Solidários ao sistema, está a emissão do Selo de Comércio Justo, que atesta aos seus produtos característico como excelência em qualidade, respeito ao meio-ambiente durante sua produção e o preço justo do produto – tanto para quem compra, como para quem vende. A inclusão no sistema também facilita o acesso a microcrédito e treinamentos gratuitos.

Dos cerca de 700 Empreendimentos Econômicos Solidários identificados no Maranhão, apenas oito aderiram ao Sistema. Durante o Seminário, 85 grupos serão apresentados à nova política pública e posteriormente, esses grupos poderão se habilitar e aderir ao SCJS.

No comando dos trabalhos, estarão duas representantes do Instituto Marista de Solidariedade, entidade credenciada pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, para implantação do sistema e ainda a coordenadora estadual de Economia Solidária da SETRES, Mariana Nascimento. (Com informações de Gisele Amaral - ASCOM-SETRES)
 

TWITTER