Concursos

Modificados várias vezes, gabaritos do concurso Quadro Geral-TO, comprometem resultados e geram dúvidas quanto a sua credibilidade

Da Redação
Leonardo Maximiano

Modificados várias vezes, gabaritos do concurso Quadro Geral - TO, comprometem resultados e geram dúvidas quanto a sua credibilidade.

 Erros em provas de nível médio e superior diminuíram as possibilidades de avaliação dos candidatos.

 As provas aplicadas aos candidatos inscritos para nível médio que constavam de vinte questões de conhecimento específico tiveram dez destas questões anuladas. O fato se deu no momento da impressão das provas, onde por erro da gráfica cartões foram impressos com campos insuficientes às questões apresentadas nas provas.

De acordo com relatório final apresentado pela Unitins, os erros de conteúdo nas questões de nível superior se deram em decorrência de erros de conteúdo na elaboração das questões de responsabilidade exclusiva da Fundação Universa. A anulação das questões, gerando pontos positivos a todos os candidatos, além de não avaliar adequadamente, contribuiu para desestabilizar os coordenadores de prédios, fiscais de provas, candidatos e todas as pessoas envolvidas no certame, que tiveram dificuldades em acalmar os ânimos que tornaram-se acirrados diante das situações.

Outro ponto citado pelo relatório e que contribui negativamente no certame foi a “incerteza” da divulgação do gabarito final, modificado várias vezes pela Fundação Universa, comprometendo o resultado e gerando dúvidas quanto a sua credibilidade.

É importante observar que um candidato mal avaliado em um concurso desse porte certamente trará problemas no exercício de suas funções, o que contraria o interesse da Administração Pública.

TWITTER