Saúde

Hidratação corporal é fundamental em Palmas

Que Palmas é uma das capitais mais quentes do Brasil, todo mundo sabe. Ainda mais com esse tempo seco, uma das maiores preocupações que devemos ter é com a hidratação do nosso corpo. Porém nem todo mundo é ligado nisso, e por várias vezes esquece de fornecer a água necessária ao nosso organismo.

Nas épocas das temperaturas maiores, quem mais sofre são as crianças e os idosos. Durante dias quentes é comum a desidratação em idosos, o que, em casos extremos, pode levar à morte. A hidratação é, desta forma, essencial.

Além da água mineral, existe um precioso bem que temos de sobra no Tocantins: a água-de-coco. A sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL.

Há muitos anos a água-de-coco é utilizada na cultura popular como substituto da água, e também para repor eletrólitos nos casos de desidratação. Principalmente nas horas dos exercícios físicos, o corpo perde muita água ao transpirar. Esse suor contém pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio, mas também potássio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga. Sendo, então, importante a reposição desses eletrólitos para cessar os sintomas.

Os eletrólitos são os componentes mais abundantes na água-de-coco. São eles, o sódio e o potássio. O primeiro, regula o tamanho do compartimento celular bem como o volume do plasma sanguíneo. Ele também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular. E o potássio juntamente com o sódio, participa da manutenção do equilíbrio hídrico normal. Promovendo também o crescimento celular.

Eletrólitos, tais como sódio e potássio, devem estar presentes na composição das bebidas isotônicas, a fim de possibilitar a recuperação das perdas de sódio e potássio através da urina e da pele. E a água-de-coco apresenta em sua composição estes componentes. Além de ser reidratante, a água-de-coco, é suficientemente adocicada, não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago e pode ser facilmente consumida em grande quantidade.

Com todos esses benefícios da água-de-coco o que não pode acontecer é deixar de estar se hidratando frequentemente. A recomendação nos dias quentes é aumentar a quantidade de líquido ingerida, especialmente no caso das crianças e idosos. Outra dica é respeitar o organismo: sentir sede é um sinal de que seu corpo precisa de água. Então, hidrate-se e proteja sua saúde!


Artigo produzido por Dra. Nathália Bertuol. Dúvidas sobre o assunto podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].  Faça uma visita em seus consultórios:  Palmas – Ed. Castelo dos Brinquedos, Sala 22 e Paraíso do Tocantins – Spa Innovare. Telefone:  8404-7636 e 8139-0099.

Gostou do assunto? Deixe seus comentários ou dúvidas e leia os próximos textos da Dra. Nathália Bertuol aqui no Vitrine.


 

TWITTER