Ensino Técnico

Professor da Escola Nacional de Saúde Pública profere palestra

A educação permanente em saúde, tema da capacitação de coordenadores e equipe técnica da Escola Técnica de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS/TO), contou com a experiência do professor da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ, José Inácio Jardim Motta, na última sexta-feira, 11.

Inácio, mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde – NUTES/UFRJ, avaliou sua visita à ETSUS como uma troca de experiência e vivência, assim como no ensino-aprendizagem que é a produção do conhecimento das instituições de saúde. Também ressaltou que o conhecimento e desenvolvimento das ações, em relação à educação e o trabalho em saúde, devem ser constantemente discutidos no exercício profissional.

Durante sua palestra foi feito um resgate sobre como surgiu a educação permanente, os desafios no contexto atual e a sua contribuição para a construção do Sistema Único de Saúde - SUS.

Para encerrar fez questão de parabenizar o grupo de estudo pela integração e interesse em fortalecer a equipe de trabalho e, principalmente, por dialogar sobre as práticas dos serviços oferecidos pela saúde.

De acordo com a presidente da Escola, Aldenira Freitas Campos Gomes, o debate sobre o tema busca ampliar o conhecimento e provocar a reflexão sobre o papel do ensino educação em saúde e seu benefício para o SUS. “A presença do Inácio trouxe um estímulo ainda maior para os profissionais, na sua fala ele apontou a importância da problematização da educação permanente, e disse que a escola está no caminho certo”, finalizou.

CAPACITAÇÃO

A formação dos coordenadores e equipe técnica da ETSUS iniciou no dia 28 de maio, por meio do projeto da diretoria pedagógica. O objetivo é de fortalecer e integrar os profissionais com a questão educacional e da saúde, e discutir a contribuição do ensino para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Lívea Aguia / Assessora de Comunicação ETSUS/TO

TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS