Educação

UFT divulga diretrizes para o retorno às atividades presenciais



Há quase dois anos a pandemia do Covid-19 mudou o nosso dia a dia, mudou a forma de ver o mundo, interagir com as pessoas, de trabalhar, de estudar. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT) não foi diferente, foi necessário rever a forma de ensino, buscar novas alternativas e se adaptar. Agora é um novo momento, a UFT, como várias outras instituições se prepara para o retorno presencial ao trabalho e volta às aulas. Para isso acaba de ser divulgado um documento com as diretrizes gerais para adoção de medidas para o retorno gradual e seguro ao trabalho e desenvolvimento de atividades presenciais, por parte da comunidade acadêmica.

Essa ação é fruto do trabalho do Comitê Especial para o Planejamento do Retorno às Atividades Presenciais da UFT, criado em outubro deste ano. O Comitê tem atuado com quatro frentes: Ensino, que avalia como será o retorno às aulas, ofertas de disciplinas, entre outras questões; Biosegurança, que visa garantir o seguro retorno às atividades; Qualidade Vida, que estuda como será o retorno ao trabalho dos técnicos e docentes e o de Infraestrutura. O grupo Qualidade de Vida foi quem divulgou o documento.

Diretrizes

O retorno ao trabalho será de forma gradual e segura, conforme as orientações legais da INSTRUÇÃO NORMATIVA SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021. Além de seguir essas orientações a diretriz apresenta direcionamentos para subsidiar as ações de âmbito global a serem desenvolvidas pela gestão superior, as específicas para a gestão dos câmpus, sempre respeitando as peculiaridades locais e competências de atuação.

De acordo com o documento a expectativa é que o mesmo possa fortalecer a política de qualidade de vida da UFT, conforme os valores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao que se refere ao Programa Integrador de Qualidade de Vida, que compõe os Programas e Projetos Integradores da Progedep/PDI. Outro ponto levado em consideração no documento foi a necessidade de mitigar os efeitos negativos que a pandemia tem gerado nas pessoas, promovendo um ambiente mais sensível e que acolha as demandas da comunidade acadêmica, decorrentes do retorno às atividades presenciais.

Confira o documento completo aqui: Planejamento para o retorno às atividades presenciais da UFT
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS