Educação

O que fazer na véspera da prova do Enem?

Confira algumas dicas que podem te ajudar antes de fazer a prova 

Redação noVitrine/ Keven Lopes 



A espera pelo dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser angustiante para alguns candidatos. Dentre os 3.109.762 inscritos que farão a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste domingo, 21, o estudante Pedro Paulo Mendes Castro explica sua estratégia de estudo ao longo do ano.

Ele conta que sua preparação para as provas se resume em otimizar o tempo durante a realização de simulados que eram fornecidos pela Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, onde estuda.

"Sempre usava os resultados de simulados fornecidos pelo colégio para praticar. Assim, via meus pontos fortes e fracos, dando mais atenção aos com menor número de acertos”, explica o aluno.

Apesar da preparação, com menos de 2 dias para a prova, surge a famigerada ansiedade, desconforto e estresse pré-vestibular. Mas, fique calmo! Você precisa respirar fundo e cuidar do agora. Isto mesmo, daquilo que você tem ao seu alcance. Confira abaixo algumas dicas do que você pode fazer antes da prova.

Relaxe e acredite em você

Primeiro de tudo, não surte! Seu cérebro precisa de descanso para funcionar muito bem durante a prova. Por isso, ao invés de se preocupar demais, vá relaxar. Assista um filme, saia com os amigos para um passeio leve, leia um livro.

Além do mais, prefira não estudar, ou no máximo, revise alguns tópicos. Como você já está em um momento de ansiedade, pode achar que não sabe algum ponto importante ou que tem muitas dúvidas, o que pode gerar ainda mais estresse e angústia. Por isso, confie em você mesmo. Se você já estudou e se preparou durante meses, com certeza tem o conteúdo que precisa em mente

As emoções negativas podem interferir no processo de memória e atenção. Então, evite situações que te deixem estressado e tente deixar o dia anterior ao Enem o mais tranquilo possível.

Alimente-se bem e faça exercícios físicos

Alimentar-se bem é fundamental para um dia antes da prova. Coma alimentos saudáveis e leves, como verduras e legumes. Evite comer alimentos pesados, não saudáveis ou aquilo que você não está acostumado a comer, para evitar situações desagradáveis. Alimentos nutritivos vão preparar seu corpo para a maratona de provas do dia seguinte.

Outra dica complementar é praticar algum exercício físico, mas sem exagero. Uma caminhada, a musculação ou andar de bicicleta. As atividades físicas podem ajudar na redução da ansiedade, graças à produção de endorfina, que é um hormônio que gera sensação de recompensa e bem-estar no organismo.

Tenha um bom sono

Antes da prova, o ideal é que você tenha um sono tranquilo, de mais ou menos 8 horas de descanso profundo. Um lugar silencioso, mais escuro e com clima agradável pode ajudar na hora de dormir. Para se desligar totalmente, evite luzes fortes, mexer no celular ou notebook e até comer demais antes de dormir.


Organize tudo antes

Para evitar vexames antes do Enem, a melhor opção a se fazer é organizar o seu material com antecedência. Confira o tipo de caneta que vai levar, organize o seu documento de identificação, separe um lanche e leve a garrafa d’água para consumir durante a prova.

Além disso, imprima o seu Cartão de Confirmação e busque saber qual é o melhor trajeto da sua casa até o local da sua prova. Confira quanto tempo você leva, considerando questões como o trânsito, meio de transporte, dentre outros.

Ter tudo organizado com antecedência vai tornar o seu dia mais tranquilo, ainda mais quando é para realizar algo importante.

Concentre-se e boa prova!

 
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS