Educação

Em parceria com ONGs, Microsoft investe em capacitação profissional no Brasil


Foto: Reprodução/ Microsoft 

A empresa Microsoft, em parceria com outras empresas, governos, entidades sem fins lucrativos e organizações não-governamentais, vem criando diversas iniciativas de educação que auxiliam brasileiros em busca de oportunidade de emprego e ascensão profissional.

A Microsoft criou os programas Microsoft Learn, que possui mais de 225 roteiros de aprendizagem, mais de mil módulos em diversos idiomas para auxiliar alunos a aprimorarem suas habilidades técnicas; o AcademIA, um hub de ensino para profissionais interessados em Inteligência Artificial dentro do Microsoft Learn; uma parceria com o LinkedIn Learning para 96 cursos gratuitos que ficarão disponíveis para os brasileiros até dezembro de 2021; e conteúdos de Letramento Digital e Produtividade disponíveis nas páginas da Microsoft.

A iniciativa levou em conta os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostram que cerca de 14 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil até novembro de 2020. Além disso, segundo pesquisa da McKinsey Global Institute Analysis, até 2030, cerca de 800 milhões de pessoas no mundo precisarão aprender novas habilidades para seus empregos devido à automação.

Ascensão profissional

Em entrevista à Microsoft, João Victor Chaves, de 17 anos, morador da favela do Cantagalo, no Rio de Janeiro, conta que sua realidade mudou completamente ao ter contato com os cursos Microsoft, em parceria com a Recode, no colégio integral Solar Menino de Luz, onde possui os cursos Microsoft.

“Eu era um adolescente rebelde, ficava muito nas ruas e comecei a ser influenciado pelo meio no qual estava inserido. No 6º ano do Ensino Fundamental fui expulso da escola na qual eu estudava e depois de um tempo passei a estudar no Solar Menino de Luz, onde fui acolhido, mudei minha maneira de ver as coisas e o meu comportamento, e fui me inserido nos projetos integradores, incluindo os cursos de tecnologia”, afirma o aluno.

Na escola, João Victor fez três cursos da Recode, em parceria com a Microsoft, sendo eles: Introdução ao Mundo Digital (boas práticas de uso da internet e ferramentas digitais como Word, Excel e Power Point para criação de currículo, planilhas financeiras e apresentações); Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto (aborda ferramentas para transformação social, técnicas de Design Thinking para desenvolvimento de protótipos de aplicativos com impacto social positivo); Hackeando o seu futuro (formação que permite mapear suas forças e competências profissionais a fim de auxiliar na busca por oportunidades profissionais e na participação em processos seletivos).

Desde que entrou na escola que atua de forma filantrópica, João criou um projeto de sustentabilidade no qual angariava fundos com grandes marcas e empresas para auxiliar na manutenção do Solar Menino de Luz.

Iniciativas e Parcerias

De acordo com uma pesquisa da Brasscom divulgada em 2019, o Brasil terá um déficit de profissionais de TI de 290 mil até 2024, o que indica que o País deve continuar a viver uma escassez de talentos e uma lenta transformação digital. Segundo a Microsoft, o objetivo é buscar diminuir essa lacuna por meio de investimentos em programas de habilidades digitais fundamentais e promovendo o acesso à computação inclusiva.

Dentre outras iniciativas da companhia está o anúncio da parceria com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) por meio do “Escola do Trabalhador 4.0”.

A plataforma de ensino remoto com capacidade de atender até 5,5 milhões de candidatos a emprego até 2023, contará com cursos da Microsoft de alfabetização digital, computação em nuvem, Inteligência Artificial e ciência de dados. Além disso, a empresa disponibilizará 58 instrutores para orientações personalizadas para cerca de 315 mil brasileiros.

Dentre os principais parceiros da Microsoft, estão as ONGs: a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), a Recode, Trust for the Americas, Instituto Crescer e Softex. As oportunidades possibilitam que jovens e adultos possam iniciar ou melhorar suas trajetórias com base em uma qualificação adequada.

A Microsoft apoia ainda o Instituto Crescer, junto ao Itaú Unibanco, para promover a qualificação profissional e empregabilidade para novos talentos de acordo com as demandas do mercado, por meio do Geração Crescer. O programa terá cursos de fundamentos técnicos, tais como o uso do Pacote Office, programação, uso de redes sociais de forma empreendedora, entre outros. Dentre o público-alvo estão pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, mulheres negras, comunidade LGBTQIA+ e classes D e E.
 
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