Empreendedorismo

Como a tecnologia pode contribuir para o empreendedorismo


Tecnologia e empreendedorismo são dois conceitos que andam de mãos dadas. O empreendedorismo é essencial para a sociedade, pois ele gera iniciativas que movimentam a economia e trazem melhorias para a população.

Não é um exagero afirmar que tecnologia e empreendedorismo beneficiam um ao outro. O melhoramento e a popularização de computadores pessoais, por exemplo, se deu também diante de iniciativas empreendedoras.

Hoje em dia é possível dizer que a tecnologia oferece uma enorme contribuição para o empreendedorismo. Por isso, é muito importante que gestores dos mais variados segmentos de negócio estejam constantemente atualizados sobre as novidades no assunto.

A tecnologia de hoje e do futuro
No que diz respeito ao empreendedorismo é válido destacar que os empresários devem estar cientes da relevância da Internet para os negócios. Atualmente o mundo está conectado 24 horas por dia e isso deve ser levado em consideração.

Hoje em dia, seja para uma pequena empresa ou até mesmo uma grande corporação, estar online já não é um diferencial, mas acima de tudo, uma necessidade. A Internet se tornou um dos principais canais de comunicação com os consumidores.

Além disso, a Internet alterou e simplificou de maneira bastante significativa as próprias relações de trabalho, facilitando e tornando ainda mais ágil a comunicação entre os funcionários.

Por isso, não é um equívoco considerar que as tecnologias que a Internet oferece já são o futuro imaginado por muitos durante décadas. Lembrando também que a tendência é tais tecnologias mudarem e se adaptarem cada vez mais.

Contribuição para o empreendedorismo
Os empreendedores de sucesso no mercado sabem quais são as suas metas e quais sãos as melhores estratégias para atingi-las. Por isso, eles sempre estão aptos para conhecerem novas tecnologias e usá-las a favor dos seus negócios.

Uma loja especializada em roupas femininas, por exemplo, pode hoje em dia contar com uma série de tecnologias que proporciona melhor interação com as suas clientes, tais como os e-mails, redes sociais e blogs.

Além disso, há os empreendedores que possuem site e-commerce e, que também devem saber fazer o bom uso das tecnologias online, tanto para vender os seus produtos quanto para administrar o empreendimento.

Sendo assim, é possível citar diversas formas e situações onde a tecnologia pode contribuir com o empreendedorismo:

A aproximação com o público-alvo
Um dos princípios que norteiam qualquer negócio é o conhecimento preciso do seu público-alvo. Saber quem é, o que querem e quais são os seus hábitos de consumo é o fator essencial para que uma empresa possa criar estratégias de venda.

Hoje em dia, por meio das redes sociais e de blogs, é possível interagir com o público, conhecendo uma série de características que facilitarão as tomadas de decisão e ações adequadas para vender os seus produtos. Aprenda como criar blog wordpress.

Outro aspecto da tecnologia que serve para aproximar empresas e consumidores é a relação cada vez mais interativa entre ambos. Por meio das mídias sociais, por exemplo, é possível divulgar ações promocionais, bem como novidades sobre os produtos.

Além disso, outro fator crucial e importante da tecnologia é a comunicação. Ou seja, hoje em dia existem ferramentas, tais como chatbots, chats online e integrações com outras ferramentas que proporcionam interações em tempo real com os consumidores.

A computação em nuvem
Também conhecida como “Cloud Computing”, esse é um tipo de tecnologia que traz uma série de benefícios para startups e também para grandes empresas. A computação em nuvem aproveita ao máximo a conectividade que a Internet proporciona atualmente.

Para conceituar de maneira bem simples a computação em nuvem, é possível afirmar que ela consiste em uma tecnologia que possibilita acesso aos mais variados tipos de arquivos e processamento de dados, tudo isso por meio da Internet.

Sendo assim, o cloud computing traz uma significativa economia para os empreendimentos, já que essa tecnologia elimina o uso de arquivos e servidores físicos.

É válido também salientar que a computação em nuvem é segura e os dados ficam protegidos, tornando o trabalho nas empresas bem mais fácil e ágil, consolidando ainda mais esse tipo de tecnologia nos dias de hoje.

A utilização de CRM’s
Também chamada de “Customer Relationship Management”, ou em português, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, essa tecnologia geralmente é apresentada por programas que armazena informações relevantes tanto dos clientes atuais de uma empresa, quanto os clientes potenciais.

Uma das características de um CRM é que ele não traz vantagens apenas para um setor da empresa. Na verdade, ele consegue integrar os diferentes setores, facilitando e muito o trabalho do empreendedor.

Desde pequenas empresas até multinacionais se beneficiam com o uso dessa tecnologia. Entre as suas contribuições é possível citar a maior fidelização dos clientes e também um aumento na produtividade.

Esse melhoramento de produtividade ocorre porque um software de CRM fornece relatórios com precisão sobre os diferentes setores de uma empresa, desde as vendas até o atendimento.

Ao fazer uso dessa tecnologia, o empreendedor adquire melhores condições para atender da melhor maneira possível os seus clientes, bem como conquistar outros.

Tecnologias Mobile
Não é surpresa para ninguém o fato de que cada vez mais as pessoas estão conectadas em sites e redes sociais. E a presença das tecnologias móveis, tais como smartphones e tablets, é um dos fatores cruciais para isso.

Nesse aspecto, a tecnologia mobile contribui com uma gestão de empresas pelo fato de se aproximar mais do consumidor.

A criação de aplicativos móveis é uma tendência crescente que serve para criar soluções fáceis e específicas para dispositivos mobiles.

Muitos negócios e startups oferecem seus serviços baseados unicamente em aplicativos móveis. Um exemplo disso são as Fintechs, empresas do setor financeiro que usam a tecnologia como base do seu modelo de negócios.

Conclusão
As tecnologias sempre contribuíram para o desenvolvimento das empresas. Hoje, na era da Internet isso é ainda mais evidente.

Por isso, o empreendedor que não procurar se atualizar a respeito das novidades tecnológicas, estará sempre um passo atrás da concorrência.

E você, sabe tirar proveito das tecnologias atuais para impulsionar o seu negócio? Por fim, se gostou desse post, não deixe de compartilhá-lo com os seus contatos. 
TWITTER