Educação

Inscrições para o Encceja 2017 estão abertas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem inscrições abertas e seguem até 23h59 do dia 18 de agosto. A finalidade do Encceja é aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade ideal.

Para participar do Encceja, que é direcionado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade ideal, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos: ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; e, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino médio, além de ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal.

As provas para o ensino fundamental acontecerão no turno matutino das 8h às 12h com as áreas Ciências Naturais; e história e geografia. No turno da tarde, das 14h30 às 19h30, com língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação e matemática.

Para o ensino médio, as provas acontecerão das 8h às 12h com as áreas Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias. No período da tarde, as provas acontecerão das 14h30 às 19h30 com as áreas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e redação; Matemática e suas tecnologias.

Os interessados em participar do Exame poderão inscrever-se ( http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso ) selecionando uma ou mais áreas de conhecimento em conformidade com a opção feita para o ensino fundamental ou para o ensino médio.

As provas serão aplicadas em 22 de outubro, em todas as unidades da Federação. No Tocantins, as provas acontecerão nos municípios de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Para Emerson Azevedo Soares, gerente de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes, os candidatos devem ficar atentos. “O candidato, ao se inscrever, receberá um número de inscrição e senha. Ele deve guardar essas informações que servem para acompanhamento da inscrição e verificação do local de realização das provas que serão repassados futuramente”, informou.

No dia da realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 7h45, para as provas aplicadas no turno matutino; e abertos às 13h30 e fechados às 14h15, para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Encceja

O Encceja é um exame totalmente gratuito e voluntário que serve para conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos no Brasil, no Exterior e para detentos. Podendo participar qualquer brasileiro que tenha 15 anos ou mais de idade até a data da realização das provas para o ensino fundamental, e ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o ensino médio. Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica. A partir deste ano, a certificação fica por conta do Encceja. 

Abrão de Sousa / Governo do Tocantins
Leia sobre: Encceja
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS