Educação

UFT: Abertas as inscrições para o Enem 2017




Começaram nesta segunda-feira (08) e seguem até o dia 19 de maio, exclusivamente no site do Inep, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página eletrônica do exame. A taxa de inscrição custa R$ 82 e deve ser paga até o dia 24 de maio, mas três grupos têm direito à isenção do pagamento: estudantes matriculados em instituições públicas de ensino (federais, estaduais e municipais), que estejam cursando o último ano do Ensino Médio são isentos automaticamente. Já membros de famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou em escola particular como bolsistas integrais, podem ser isentos mediante declaração e comprovação de carência.

A solicitação de isenção deve ser feita durante a inscrição, por meio da declaração de carência socioeconômica. O estudante saberá na mesma hora se o pedido foi aceito. Em caso negativo, o sistema vai gerar automaticamente a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa. O participante isento da taxa no Enem 2016 e que não compareceu à prova só terá direito à isenção no Enem 2017 se justificar o motivo da ausência no Sistema de Inscrição.


Saiba mais

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem tem como finalidade a avaliação do desempenho escolar e acadêmico dos estudantes ao fim do Ensino Médio.

Além disso, junto com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que utiliza as notas do exame para classificação de candidatos -, ele é atualmente a principal forma de ingresso em cursos de graduação de instituições federais como a UFT, e também de acesso a programas como o Fies, o Prouni e o Pronatec.

Na Universidade Federal do Tocantins, as notas dos candidatos no exame também são utilizadas como critério de classificação nos Processos de Seleção Complementares (PSC), que ofertam vagas remanescentes do Sisu. Por isso, ainda que qualquer pessoa possa participar do Enem, ele é especialmente importante para quem pretende concorrer a vagas no Ensino Superior.

Segundo a Pró-reitoria de Graduação da UFT (Prograd), no próximo ano, dentre os cursos de graduação presenciais da Instituição, apenas o curso de Letras-Libras, do Câmpus de Porto Nacional, deve continuar tendo prova própria para seleção de candidatos.

Este anos as provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e incluem quatro provas objetivas e uma redação. As áreas do conhecimento avaliadas são: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, e Matemática e suas tecnologias.



Serviço

Inscrições: exclusivamente pela internet, no site do Enem
Início: 8 de maio, a partir das 10h
Término: 19 de maio, até as 23h59
Valor da taxa: R$ 82
Prazo para pagamento: 24 de maio


Leia sobre: EnemInepUFT
TWITTER