Educação

Católica do Tocantins inaugura 1ª clínica veterinária universitária de Palmas




Palmas ganhará a primeira clínica veterinária universitária da capital. No dia 25 de julho, terça-feira, a Católica do Tocantins, por meio da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), inaugurará a clínica do curso de Medicina Veterinária que servirá como laboratório e centro de pesquisas para os estudantes do curso.

A clínica está localizada na unidade II da Católica do Tocantins, na TO 05O, e conta com 2007,93 metros quadrados de área construída. A construção conta com 4 ambulatórios; laboratório de análises clínicas; laboratório de reprodução animal; laboratório de diagnóstico por imagem; laboratório de patologia animal; 2 centros cirúrgicos para pequenos animais e 1 centro cirúrgico para grandes animais; sala de preparo e recuperação cirúrgica para grandes e pequenos animais; canis, gatis, curral, baias e sala para grandes animais, contando com estrutura completa para atendimento clínico e cirúrgico de pequenos e grandes animais.

Para o funcionamento da clínica, a Católica do Tocantins apostou no investimento de equipamentos de última geração como: Raio X digital, aparelho de ultrassonografia, endoscópio, equipamento para anestesia inalatória e para diagnósticos clínicos. A estrutura da clínica conta ainda com farmácia, almoxarifado, área de lavagem, área de esterilização, recepção e administração. O investimento total é de aproximadamente 10 milhões de reais.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora mestra Juliana Pieoroni, a clínica vem acrescentar no aprendizado dos acadêmicos e também na estrutura do campus. “A clínica veterinária da Católica do Tocantins enriquece e torna ainda mais completa a estrutura do Centro Superior de Ciências Agrárias e Ambiental e proporcionará aos alunos uma formação completa e o contato com a prática veterinária em diversas áreas da profissão, especialmente na clínica médica e cirurgia de animais de companhia e de produção”, falou Juliana.

A coordenadora também comentou que a estrutura construída pela Católica irá oferecer serviços de qualidade. “A moderna infraestrutura e seus equipamentos de qualidade, unidos com a competência dos profissionais, proporcionarão o ensino e a prestação de serviços veterinários com excelência”, finalizou a coordenadora.

O sonho dos estudantes será concretizado a partir de agora com a inauguração da clínica. A acadêmica de Medicina Veterinária Bruna Borges falou sobre a expectativa da inauguração da obra. Segundo a acadêmica, a ansiedade da estudante e de seus colegas começou a partir da escolha do curso, quando já os imaginavam de jaleco em uma sala de cirurgia. “ A inauguração da clínica é essencial para nossa formação enquanto bons profissionais da Medicina Veterinária. É o momento de perder o medo e a insegurança e consolidar o aprendizado teórico, criando habilidades em lidar com diversas situações, aprender e aperfeiçoar novas técnicas. Com a compreensão e conhecimento dos nossos docentes, vamos nos sentir mais confortáveis”, falou Bruna.

Os acadêmicos já utilizarão a clínica em seus estudos a partir de agosto desse ano. No próximo ano, a clínica será aberta para prestação de serviços para a comunidade nas áreas de cirurgia, reprodução, diagnósticos, clínica e patologia de animais de companhia e de animais de produção.



Confira a maquete virtual da clínica, clicando aqui.
TWITTER
MAIS LIDAS
RECOMENDADAS