Educação

Alunas tocantinenses participam do primeiro reality de moda promovido pela UniCesumar, em Maringá

Da NQM Comunicação

As alunas de design de moda Priscila Macedo e Barbara Santos, foram selecionadas para o primeiro reality de moda promovido pela UniCesumar, em Maringá.

Elas têm 21 e 27 anos, respectivamente.

Priscila Macedo Barbara Santos


Priscila sempre sonhou em trabalhar com moda. Em seu currículo, possui cursos de Corte e Costura, e Modelagem. Gosta de estar ligada nas tendências, e coloca em prática seus conhecimentos através da criação e costura. “Moda é arte, é cultura, e quero, de alguma forma, fazer parte disso”, comenta. Sobre o reality, acredita que essa experiência contribuirá, e muito, com seu aprendizado.

Já a relação de Barbara com a moda começou aos 10 anos, quando costurava roupas para suas bonecas. A partir daí, surgiu o desejo de fazer Design de Moda, mas a família não tinha condição de arcar com as despesas para estudar em outro estado, pois apenas outras regiões ofereciam o curso desejado. Formou-se em Contábeis, mas não se identificou com a área. Há dois anos, começou a trabalhar na criação de moldes de vestidos na loja da mãe e, agora, está realizando o sonho de fazer Moda através da educação a distância da Unicesumar. Com o Reality, deseja se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Elas ficarão uma semana em Maringá participando de várias atividades propostas pela instituição e tem chance de ganhar premiação em dinheiro.

Eles estão vindo de longe - Serra Talhada, Sinop, Ubá, Manaus, Marabá, Porto Velho. Ao todo 30 estudantes do curso de Design de Moda da educação a distância da Unicesumar aceitaram o desafio de participar do Fashion Reality – primeiro reality show promovido pela instituição. Entre os selecionados, estão acadêmicos de 13 estados, que contribuirão com seus conhecimentos e diferentes culturas. Eles foram selecionados entre 300 inscritos.

É o caso da costureira Sebastiana de Sousa, de 74 anos, moradora de Campo Grande (MS). Ela faz roupas sob medida em casa e agora está se aventurando pela primeira em uma universidade. "A moda sempre foi a minha paixão, mas não tenho muito tempo. Por isso, optei pelo curso a distância, onde faço os meus horários. Com o Reality vou poder interagir com colegas e compartilhar conhecimento", diz.

Já para Magnaldo Alves, 41 anos, de Serra Talhada (PE), moda é "arte". Alves tem um ateliê de vestidos de noiva e festa na cidade. "Por muito tempo fui um autodidata. Agora busquei a universidade para me especializar", afirma.

Os alunos ficarão confinados durante uma semana (24 a 28 de julho) nos laboratórios de Moda do campus sede da Unicesumar, em Maringá/PR. As atividades diárias acontecerão das 6h30 às 23h. Dentro deste período, os participantes terão horários determinados para café da manhã, almoço, jantar e banho. Diariamente, terão 30 minutos para falar com a família e amigos, o restante do tempo, estarão proibidos de utilizar o celular ou redes sociais. O acesso à internet será limitado apenas para pesquisas referentes às produções dos trabalhos.

Para enfrentar juntos os desafios, os participantes serão divididos em grupos. No primeiro dia, receberão o “grande desafio” e, diariamente, terão metas a serem cumpridas para que consigam atingir o objetivo final. Segundo a coordenadora do curso, Sandra Franchini, a ação será uma experiência única e valiosa. “Os estudantes serão imersos em um universo de conhecimento. Eles terão que desenhar, pesquisar, criar, modelar e costurar. Será uma junção de estudos em uma única problemática. Teremos uma semana de trabalho intenso e muitas surpresas”, ressalta.

A ação contará com uma grande final, onde os trabalhos construídos durante o reality serão julgados por uma banca examinadora composta por professores e profissionais da área. Além do conhecimento adquirido durante esses dias, os três primeiros grupos colocados receberão uma premiação em dinheiro. O evento será gravado 24 horas e a transmissão será feita diariamente através do blog da Unicesumar: www.unicesumar.edu.br/blog

Alguns participantes

Sebastiana Sousa, 74 anos (Campo Grande/MS) - Costureira. É a primeira vez que faz um curso universitário.

Caio Santana, 24 anos (Manaus/AM) - proprietário de um ateliê de roupa sob medida.

Cassandra Soares, 39 anos (São Paulo/SP) - Costureira desde os 14 anos. Está buscando na universidade ampliar os conhecimentos

Cleidiane Flores, 38 anos (Salvador/BA) - empresária do ramo da construção civil. Adora moda

Eva Zaildivar, 35 anos (Belo Horizonte/MG) - artista plástica, trabalha com restauração de móveis.

Ana Maria Pereira, 55 anos (Ubá/MG) - professora aposentada de matemática

Priscila Barreto, 37 anos (São Vicente/SP) - digital Influencer

Magnaldo Alves, 41 anos (Serra Talhada/PE) - possui um ateliê de vestidos de noiva 
Leia sobre: ModaUnicesumar
TWITTER