Educação

PADU: Cursinho gratuito preparatório para o Enem começa as aulas nessa quarta-feira (29)

As aulas do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu) começam nessa quarta-feira (29), em Palmas, e seguem até dezembro. O Padu prevê aulas gratuitas para estudantes do ensino médio público ao cursinho preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As atividades começarão às 19 horas e segue até as 22, de segunda a sexta-feira, continuamente. Já aos sábados as aulas serão lecionadas nos dias definidos pelo cronograma e com o horário ainda a ser determinado.

Para Leomar Cezar Brigagão, assessor de educação do Padu, o objetivo do programa é levar conhecimento de qualidade sem nenhum custo para pessoas de baixa renda para que elas possam se preparar e futuramente ter acesso à Universidade.

O curso será ministrado por 20 acadêmicos da UFT. São estudantes de diferentes áreas, como biologia, engenharia, medicina, etc.

O Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado na quadra 305 norte, e também a Escola Estadual Novo Horizonte, no bairro Aureny IV, serão os locais onde as aulas serão ministradas. Ao todo serão beneficiados cerca de 130 inscritos, pelo programa que é uma iniciativa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEX, em parceria com o governo do Estado do Tocantins.

De acordo com Brigagão, o Padu existe para preparar pessoas para passarem no Enem e terem acesso à Universidade. “O acesso democrático está em levar conhecimento para essas pessoas para que elas possam fazer o Enem e depois passem a estudar na Universidade. É um processo que ajuda a romper barreiras”, destacou.

Entenda o Padu

O PADU (Programa de Acesso Democrático à Universidade) é um cursinho preparatório para o Enem criado, em 2010, pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – PROEX, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Seu objetivo é atender alunos egressos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A proposta se baseia no princípio da responsabilidade social e preocupação com a igualdade de acesso e de oportunidade para minimizar as consequências de um processo histórico de exclusão social, que afasta os menos favorecidos da Universidade Pública. O cursinho tem duração de um semestre, aproximadamente com quatro horas de aulas diárias semanais, de segunda-feira a sábado. 
Leia sobre: Cursinho GratuitoEnemPADUUFT
TWITTER