Educação

Tocantins realiza audiências públicas para discussão do Plano de Educação

Divulgação
A primeira audiência foi realizada em Arraias; ciclo segue até o final de abril
Josélia de Lima / Seduc
Começou nesta quarta-feira, 8, a série de audiências públicas regionais para a discussão do Plano Estadual de Educação (PEE). A primeira audiência foi realizada na Escola Estadual Brigadeiro Felipe, na Diretoria Regional de Educação de Arraias, com a participação de cerca de 80 pessoas. Entre os presentes, professores, diretores de escolas, técnicos e secretários municipais de Educação debateram as diretrizes que nortearão a elaboração do plano para a Educação tocantinense nos próximos 10 anos.

A educadora Joana D’Arc Alves Santos, presidente da Comissão de Avaliação do PEE, explicou que os participantes da audiência estão analisando o Volume II do documento referência, que trata das diretrizes, metas e estratégias. “Essa primeira audiência está sendo excelente, pelo interesse e participação. Percebemos que os educadores discutiram o plano nas escolas e estão defendendo suas propostas e isso é muito importante para o processo democrático de formação do Plano Estadual de Educação”, ressaltou.

O Plano Estadual de Educação terá validade de 10 anos e entre suas metas está a oferta de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma que atenda pelo menos 25% dos alunos da educação básica. Outra meta que está em discussão é a integração do ensino fundamental e médio à educação profissional, em no mínimo 25% das matrículas na educação de jovens e adultos. O PEE também prevê a triplicação de matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta, e pelo menos 50% da expansão no segmento público.

As audiências públicas serão realizadas em todo o Estado até o dia 30 de abril. Depois de Arraias a equipe vai para Dianópolis, com audiência marcada para sexta-feira, 10. Os municípios que ainda não realizaram as audiências municipais precisam realiza-las em pelo menos um dia, antes da etapa regional.

Cronograma de audiências
Dianópolis – 10/4
Araguaína - 13/4
Miracema – 15/4
Gurupi – 16/4
Pedro Afonso – 17/4
Tocantinópolis – 22/4
Araguatins – 23/4
Porto Nacional – 24/4
Colinas – 27/4
Guaraí – 28/4
Paraíso – 29/4
Palmas – 30/4
Sugestão de legenda


TWITTER