Colinas entra na lista de cidades inteligentes do mundo
Mais uma grande conquista para o desenvolvimento do Município de Colinas do Tocantins, seu nome passou a integrar a lista de cidades inteligentes que foi anunciada na última segunda-feira (16), na CeBIT 2015 - a maior feira mundial de tecnologia da informação e comunicação – realizada em Hannover, Alemanha.
O objetivo é acelerar a adaptação de normas, com base em tecnologia FIWARE, buscando o desenvolvimento de aplicações e soluções para smart cities (cidades inteligentes). A proposta é uma iniciativa da Open & Agile Smart Cities e visa transformar as cidades contempladas em motores de crescimento e inovação.
Cidades de Portugal, Finlândia, Bélgica, Itália e Espanha também fazem parte da lista de 31 localidades escolhidas. No Brasil, além de Colinas, estão inclusas as cidades de Anápolis, Porto Alegre, Vitória, Olinda e Taguatinga.
O projeto, que tem o apoio do Banco Mundial, é uma iniciativa do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos e da União Europeia. A ideia é criar uma rede de cidades que possam desenvolver, através da tecnologia, projetos sustentáveis que proporcionem o desenvolvimento e o bem-estar da população, melhorando, consequentemente, os serviços oferecidos por estes municípios.
Segundo o prefeito de Colinas, José Santana Neto, nos próximos dias, haverá reunião para tratar da funcionalidade do projeto. "Estamos felizes por termos conseguido essa vitória que vai ao encontro do nosso objetivo de governo, que é trabalhar para proporcionar melhores condições de vida ao cidadão colinense. Nesse contexto, estamos prontos para darmos o segundo passo. Nos próximos dias participaremos de uma reunião, onde seremos orientados sobre como proceder daqui para frente com o projeto"
Fonte: Ascom Colinas