Tocantins

Investigação do MPF resulta em pedido de prisão de envolvidos em licitação para material hospitalar no Tocantins

 

última modificação 09/12/2014 09h16

Após investigações conduzidas exclusivamente pelo Ministério Público Federal, com o apoio técnico do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a Justiça Federal expediu mandados de busca e apreensão para Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau) e empresas envolvidas em processos licitatórios deste órgão, além de mantos de prisão para a ex-secretária estadual de saúde Vanda Paiva, para o atual secretário executivo da Sesau, José Gastão Almada Never e outros quatro envolvidos em direcionamento de licitação e desvio/apropriação de recursos públicos federais.

 

Após inúmeras notícias de irregularidades a Procuradoria da República no Estado do Tocantins (PR/TO) apurou irregularidades no Pregão Eletrônico n. 224/2013, cujo objeto era o registro de preços para eventual e provável aquisição de materiais hospitalares destinados aos hospitais regionais do Estado, umas das empresas vencedoras foi a Brito & Ribeiro Ltda que deveria fornecer material de absorção de fluidos humanos como sangue e água.

 

Devido a não especificação detalhada do item do edital de licitação, foi possível a empresa Brito & Ribeiro Ltda fornecer material de TNT e não de algodão, permitindo, é verdade, preços menores, mas afetando sobremaneira a funcionalidade do produto. Diante disso uma das licitantes não vencedoras, a MB Textil Ltda, apresentou recurso administrativo em face da habilitação da empresa Brito & Ribeiro Ltda, discutindo a falta de funcionalidade dos campos operatórios cotados, ressaltando que os produtos fornecidos pela vencedora sequer possuíam registro na Anvisa.

 

Foi, então solicitado um parecer técnico de uma amostra do produto junto ao Departamento de Apoio à Gestão Hospitalar, que subsidiariam o julgamento do recurso administrativo. Mesmo diante do parecer reprovando o produto, o diretor de apoio à Gestão Hospitalar, Luiz Renato Pedra Sá, foi desfavorável ao recurso apresentado pela empresa MB Textil, o Parecer Jurídico elaborado por Maria Lenice Freire de Abreu Costa segui o mesmo despacho de Sá.

 

O valor apenas dos itens vencidos pela Brito & Ribeiro Ltda está calculado em R$1.907.269,52 (um milhão, novecentos e sete mil, duzentos e sessenta e nove reais e cinquenta e dois centavos), deste total R$927.548,71 (novecentos e vinte e sete mil, quinhentos e quarenta e oito reais, setenta e um centavo) já foram pagos.

 

A procuradora da República Renata Ribeiro Baptista, do 1º Ofício de Defesa do Patrimônio Público, ressalta que, a ex-secretária Vanda Paiva pretendia deixar o país para fazer curso de graduação em Portugal e para que ela não se esquivasse dos processos penais, foi pedida sua prisão.

 

Os mandados de prisão foram expedidos em face das seguintes pessoas:

 


José Gastão Almada Neder (atual Secretário Executivo da SESAU/TO)

Luiz Renato Pedra Sá (Diretor do Departamento de Apoio à Gestão Hospitalar)

Maria Lenice Freire de Abreu Costa (Assessora Jurídica da SESAU/TO)

Rodolfo Alves dos Santos (pregoeiro e membro da Comissão Permanente de Licitação da SESAU/TO)

Samuel Brito Neto (sócio da Empresa Brito & Ribeiro Ltda. - ME).

Vanda Maria Gonçalves Paiva (ex- Secretária Estadual de Saúde do Tocantins)

 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências das pessoas acima mencionadas e também nos seguintes locais:

 


Diretoria de Procedimentos Internos de Licitação e Diretoria de Contratos da SESAU/TO

Superintendência de Licitações da SEPLAN/TO

BR Comercial de Derivados de Petróleo Ltda. – ME (Posto Ypê)

Brito & Ribeiro Ltda

 

Procuradoria da República no Tocantins
Assessoria de Comunicação

Leia sobre: MPFSaúde
TWITTER