Cultura

4ª edição do ‘Música na Estrada’ chega em Palmas

 

Depois de ter disseminado a música de concerto por Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Cuiabá e Porto Velho, a 4ª edição do projeto Música na Estrada, realizado pela Kommitment Produções Artísticas e produção local da Spatium Arte e Cultura, chega em Palmas (TO), no dia 30 de outubro, onde fica até o dia 1º de novembro.

O projeto, inteiramente gratuito, oferece as tradicionais oficinas de instrumentos, como: violino, violoncelo/contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, flauta, ministradas por músicos da Amazonas Filarmônica e da Orquestra de Câmara do Amazonas, professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, e oficina de regência pelo maestro Marcelo de Jesus.

As oficinas serão dia 30, 31 e 01 de novembro no na Escola Militar de Palmas, sempre dás 9h ás 12h. Haverá palestra dia 31 de novembro ás 15 horas para músicos, com o experiente maestro Marcelo de Jesus, que também comandará um ensaio aberto no dia 31 ás 19 horas, no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural.

Pela terceira  vez em Palmas, a Orquestra de Câmara do Amazonas, sob regência do maestro Marcelo de Jesus, conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas. O projeto de itinerância da música clássica caminha para se consagrar como um dos maiores na região amazônica. As inscrições para as oficinas são gratuitas e estão abertas até o final do “Música na Estrada”, através do site www.musicanaestrada.art.br.

“Até o momento o projeto só reservou boas surpresas e demonstrou o quanto é necessário investir na formação de plateia das regiões Norte e Centro Oeste do País. A adesão não só do público mas principalmente dos estudantes ficou acima de nossas expectativas, especialmente em Rio Branco e Porto Velho. Nesta última cidade, tivemos cerca de 200 alunos, parte deles de Jy-Paraná e Vilhena, cidades a pelo menos 200 km de distância. Acreditamos que Palmas seguirá a mesma tendência!” declara Marcia Ximenez.

Fechando o ciclo em cada cidade, o projeto contará com um concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas, com participação de solistas convidados e de alunos que participaram das oficinas. O repertório dos espetáculos é eclético, indo do erudito ao popular, e atrai a todas as idades com músicas de Bach, Vivaldi, Waldir Azevedo, Manoel de Barros, Tom Jobim, Nestor de Hollanda Cavalcanti, do mestre das trilhas sonoras para cinema John Williams, Puccini, Mozart, Mascagni, Villa-Lobos, e Gabriel Lima.

O “Música na Estrada” é uma realização da Kommitment Produções Artísticas e do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio máster do BNDES e apoio cultural da Santo Antônio Energia.

Para os interessados em mais informações sobre o projeto, além do site – www.musicanaestrada.art.br -, o Música na Estrada também está na redes sociais:  www.facebook.com/projetomusicanaestrada. A plataforma, que foi incorporada ao programa desde a edição passada, serve como um canal de união e troca entre os participantes do projeto, bem como uma fonte de informação e novidades.

Sobre a Orquestra de Câmara do Amazonas e o Maestro Marcelo de Jesus

Fundada em 2002 pelo Governo do Estado do Amazonas, a Orquestra de Câmara do Amazonas – ou OCA - é um dos principais corpos artísticos deste estado, com atuação e renome internacionais. Com direção artística e regência do maestro Marcelo de Jesus, a OCA realizou ao longo de seus 12 anos o mais variado repertório, abrangendo leituras do tenro barroco à contemporaneidade, tendo realizado inclusive inúmeras estreias nacionais e internacionais de obras de todos estes períodos. Com o conceito de inovação, versatilidade e intercâmbio artístico, a OCA vem dialogando com todas as vertentes da música popular brasileira, com o rock e outras diversas manifestações artísticas. Desta forma, o conjunto está comprometido com atitudes sociais variadas, sempre buscando proporcionar música de qualidade e seus vários  estilos para uma plateia cada vez mais abrangente e diversificada. Destacada em todo território nacional como uma das mais atuantes formações de câmara no Brasil, a OCA tem em seu repertório a integral da música de câmara de Cláudio Santoro, incluindo a inédita “Sinfonia nº1” e “One Minute Play”, obra executada somente por este conjunto.

Marcelo de Jesus é graduado em piano, composição e regência pela UNESP e é um dos mais atuantes regentes brasileiros. Estudou regência com Juan Serrano, Lutero Rodrigues, Ronaldo Bologna e Karl Martin; composição com H.J. Kollreuter e Edmundo Villani-Côrtes; piano com Pietro Maranca, Homero Magalhães e na Itália com Carmella Pistillo (Academia Santa Cecília – Roma). Enquanto diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas, compromete-se à execução de um amplo repertório que abrange da música barroca às diversas formas de expressões contemporâneas. Premiado como “maestro-revelação” (Revista Bravo – 2002) e “Melhor Gravação de Música Brasileira – CD ‘Velhas e Novas Cirandas – música brasileira para fagote e orquestra’” (APCA – 2010), merecem destaque suas atuações nas temporadas 2005, 2006 e 2011 de Ópera da Colômbia, e à frente da Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica de Rosário e Milano Clássica, como maestro convidado. Atual Diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, tem divido sua atuação dentro e fora dos palcos com os diversos grupos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

Sobre a Kommitment - www.kommitment.com.br

Dança, música, teatro, balé e conteúdos educacionais compõem o leque de projetos da agência cultural de Fernando Ramos e Marcia Ximenez fundada em 2011. São com estes projetos que a Kommitment Produções Artísticas atende as estratégias de posicionamento de importantes marcas do mercado nacional e reforça a visão da empresa: incentivar a cultura como forma de contribuir para o enriquecimento educacional de uma sociedade.

Fernando Ramos, músico e produtor, atuou em empresas de ponta como Time For Fun e Dell´Arte Soluções Culturais durante 15 anos, conquistando grande experiência em projetos de âmbito nacional e internacional. Atualmente está à frente da Direção de Negócios, capitaneando também a área de Planejamento Estratégico da agência.

Marcia Ximenez, jornalista e produtora com 20 anos de atuação no mercado cultural, colaborou com empresas como Orquestra Sinfônica Brasileira, Viva Música, Dell´Arte Soluções Culturais e Sarau Agência de Cultura Brasileira. Com a Kommitment vem se dedicando a projetos de amplitude nacional que privilegiam música, teatro e dança. Recentemente, passou a desenvolver projetos de cunho socioeducativo.

 

 

 

 

Programação 4ª Edição - “Música na Estrada”

 

Inscrições prorrogadas até o final do projeto - pelo site - www.musicanaestrada.art.br

 

Oficinas, Palestras e Concertos

 

Outubro/Novembro

30 a 1 - Palmas

Oficinas: 30 e 31/10 e 1/11 das 9h às 12h

Local: Colégio Militar de Palmas

 

Concerto: 1/11, às 20h

Local: Teatro Fernanda Montenegro, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

 

Palestra para professores de música com Maestro Marcelo de Jesus: Dia 31 ás 15h

Local: Colégio Militar de Palmas

 

Ensaio Aberto: Dia 31 ás 19h

Local: Teatro Fernanda Montenegro, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Orquestra convidada:

Orquestra de Câmara do Amazonas

Maestro Marcelo de Jesus

 

Programação gratuita

Informações em www.musicanaestrada.art.br, pelo site www.kommitment.com.br, e pelo Facebook:(https://www.facebook.com/projetomusicanaestrada

Leia sobre: Música na Estrada
TWITTER